Fórum de animais fantásticos


    Doenças e Deficiências

    Compartilhe
    avatar
    Mestre
    Admin

    Mensagens : 248
    Data de inscrição : 03/12/2016

    Doenças e Deficiências

    Mensagem por Mestre em Ter Dez 13, 2016 6:28 pm

    Doenças e Deficiências


    Eu ponderei a questão de doença e desabilidade bem no ínico da criação do mundo de Harry Potter. Será que bruxos podem ficar resfriados? Eles podem curar as doenças que desafiam os trouxas? Há bruxos com invalidez? Quais eram os limites da medicina bruxa, ou podiam curar qualquer coisa?

    Algumas dessas questões afetam o enredo da história, porque a morte está presente em cada um dos sete livros de Harry Potter. Depois de decidir que magia não ressuscita os mortos (nem a Pedra da Ressurreição realmente traz à vida), eu precisava determinar o que mataria um bruxo; que tipo de doença eles poderiam pegar; que ferimentos poderiam ter, e qual dos dois poderia ter cura.

    Eu decidi que, superficialmente falando, bruxos teriam o poder de corrigir ou substituir a natureza "mundana", mas não da natureza "mágica". Portanto, um bruxo pode ter as mesmas doenças que um trouxa, mas se curam completamente; também sobreviveriam sem problemas a uma picada de escorpião (que na certa mataria um trouxa), à medida que poderiam morrer se picados por um Tentáculo Venenoso. Da mesma forma, os ossos quebrados em acidentes não mágicos, como quedas ou brigas, podem ser consertados por magia, mas as consequências de maldições ou brigas mágicas podem ser graves, permanentes e letais. Por isso Gilderoy Lockhart, vitíma de seu próprio Feitiço da Memória, tem amnésia permanente; por isso os pobre Longbottom permanecem inválidos por tortura mágica; por isso Olho-Tonto teve de recorrer a uma perna de madeira e um olho mágico quando os originais foram irreparavelmente danificados na batalha bruxa; por isso a mãe de Luna Lovegood, Pandora, morreu quando seu próprio feitiço experimental deu errado, e por isso Gui Weasley foi irreversivelmente marcado após seu encontro com Fenrir Greyback.

    Assim, pode-se dizer que, enquanto os bruxos tem uma enorme vantagem contra enfermidades como a gripe e todos os tipos de ferimentos graves, eles têm que lidar com problemas que o resto de nós nunca enfrentamos. O mundo trouxa está livre de perigos como o Visgo do Diabo e o Explosivim, o Estatuto Internacional de Sigilo em Magia também nos mantêm livres do contato de alguém que possa transmitir Varíola de Dragão (que como o nome indica, foi contraída por bruxos que trabalhavam perto do Dente-de-Víbora Peruano), ou sarapintose.

    A aflição de Remo Lupin é uma referência proposital a doenças transmitidas pelo sangue, como o HIV, com seu estigma social. A poção que Snape prepara para ele é parecida com o antirretroviral, porque não deixa a doença se desenvolver para um estágio mais avançado. O sentido de "isolamento", próprio das doenças crônicas, é uma parte importante do caráter para Lupin. Por outro lado, Olho-Tonto Moody é o Auror mais difícil de todos eles, e um homem que era muito mais do que suas deficiências significativas.

      Data/hora atual: Seg Out 23, 2017 1:28 pm